"Annie Are You Ok ??? "


Smooth Criminal

"Smooth Criminal" (Em português: Criminoso Ardiloso) foi o sétimo single do cantor norte-americano Michael Jackson. Lançada como single em 1988, a canção pertence ao álbum Bad, de 1987. Seu videoclipe é parte do filme Moonwalker, de Jackson, no qual o cantor aparece de terno e chapéu brancos exibindo passos de dança incrementados e se unindo a mafiosos num bar. Nesse clipe, para criar uma ilusão de desafio à gravidade, foram usados sapatos especiais acoplados a engates embaixo do assoalho do palco. Pode-se notar que, quando os dançarinos e o cantor dão um passo para trás, há alguma coisa brilhante no chão, e quando a cena muda, os objetos não são mais visíveis.
A canção pertenceu às playlists das turnês Bad World Tour (de 1988), Dangerous World Tour (de 1992), HIStory World Tour (de 1996)e também seria performada em This Is It Tour (de 2009). Alcançou o topo das paradas de diversos países europeus, como Espanha, Bélgica e Dinamarca. Na Billboard Hot 100, parada oficial dos Estados Unidos da América, a canção chegou à posição #7; no Reino Unido, à posição #8 e na Austrália a posição #16.
Música
Smooth Criminal foi desenvolvida especialmente para o musical Moonwalker. Na sequência em que Michael canta a música no filme, ele deve salvar uma garotinha (Annie) das mãos de um perigoso vilão (Mr. Big). A sequência foi reduzida para um videoclip curto chamado "Smooth Criminal Radio Edit", onde a música é apresentada em sua versão curta, ou seja, na versão que consta no álbum e que é exibida pelas rádios do mundo todo.
A letra da canção conta a história de Annie, uma jovem que é atacada em seu apartamento por um assassino.
A canção por pouco não entrou na "track list" oficial de Bad. A primeira versão era conhecida como "Al Capone" e tinha como enredo o estilo de vida gangster. Essa versão escrita em 1985, foi retrabalhada em 1986 e virou Smooth Criminal.
O estilo de Jackson em dançar e se vestir no clip dessa música fez muito sucesso na época e acabou virando enredo de um jogo lançado pela Sega.
Michael performou a canção na segunda etapa da turnê Bad World Tour e também na HIStory World Tour. Mas foi na Dangerous World Tour que Michael sagrou a música de vez a arte do espetáculo. Executando-a com total flexibilidade e passos robóticos, Michael fez de Smooth Criminal o ponto alto do show Dangerous, principalmente a parte do The Lean, truque onde inclina o corpo em 45º sem tirar os pés do chão.

Curiosidades

Diferenças entre a versão Moonwalker e a versão Bad
A versão original do curta Moonwalker tem 9 minutos e 21 segundos e é a versão mais completa, onde inclui os pontos interativos de dança e inclui os seis segundos finais, que reproduzem o som de uma porta se fechando (semelhante aquele som no ínico de Thriller). Já na versão do álbum Bad, a duração é de 4 minutos e 19 segundos. Na canção do álbum não contem o trecho: Everytime I try to find him/ he's leaving no clues left behind him/ And they have no way of knowing/ of the suspect, or what to expect/.

Efeito Anti-Gravidade (The Lean)



O truque usado por Jackson e seus bailarinos no filme Moonwalker, onde chegam ao impossível ângulo de 45º sem tirar os pés do chão, foi feito com cordas e imãs. Entretanto, a verdadeira técnica é um sapato especial, desenvolvido por Jackson e alguns colaboradores e batizado de "sapatos de lean". Os adereços necessários para que o sapato produza o efeito "The Lean" foi patenteado nos EUA por Jackson em 1993. O efeito consiste em estacas que se elevam do chão no momento propício onde Michael enrosca seu sapato e com o auxílio de uma tornozeleira, empurra seu corpo para frente e apoia seu peso nos calcanhares. Dessa forma, ele produz uma ilusão óptica de anti-gravidade, mas na verdade ele está "rosqueado" no chão.

Desempenho nas Paradas

A canção teve um bom desempenho nas paradas de todo o mundo, entrando nas paradas em três anos, 1988, 2006 e 2009. O número 1 foi alcançado na Bélgica, Holanda, Dinamarca e Israel em 1988/89. Em 2006, chegou ao topo na Espanha. Nos Estados Unidos, chegou à posição 7 na Billboard.
Na parada mundial em 1988, ficou em 2º lugar por impressionantes sete semanas consecutivas atrás de Phil Collins com "Two Hearts". Em 2009, com a morte do ídolo, a canção voltou a vender no mundo e chegou à 15ª posição com 154 mil pontos.

Performace Ao Vivo

Desde "Bad World Tour" (1987-1988), passando por "Dangerous World Tour" (1992-1993), até "HIStory World Tour" (1996-1997), Michael incluiu a canção no setlist de seus shows, apresentando diferentes versões:
Em Bad World Tour [Onde a faixa foi incluída somente em parte da turnê], Jackson apenas vestiu o paletó bege e o chapéu [num estilo típico da máfia] por cima do figurino;
Mas foi somente em Dangerous World Tour que Michael (Nesta versão ele veste novamente apenas o chapéu e o paletó por cima do figurino fixo do show) fez ao vivo, o famoso "The Lean", a inclinação de 45º, desafiando a gravidade.
Já em HIStory World Tour que a faixa parecia ter uma atenção mais especial: Com figurino próprio, que incluia o já famoso chapéu e paletó - e uma camisa azul e gravata branca por baixo, com modicações em relação à turnê anterior.

Smooth crimianl (Versão Moonwalker)


Smooth criminal (Radio Edit)(Bad version)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

• Comentários maldosos não serão aceitos
• Só comente se realmente tiver algo interessante a dizer.
• Keep Moonwalking and Keep Michaeling all