Billie Jean O Clássico Do Pop

Todos No Mundo Ja Escutaram essa canção Pelo menos Uma vez na Vida , Billie jean Lembra a Classica Figura De Michael jackson Com luva Brilhante Na mão , Seu borsalino(Chapeu  que Usa nas Performances) Preto na cabeça e fazendo o Moonwalk.
"Billie Jean" é uma canção de Michael Jackson lançada como segundo compacto do álbum Thriller em 1983. Atingiu a primeira posição em nove países e tornou-se o maior sucesso do cantor nos Estados Unidos, permanecendo por sete semanas no topo da lista pop e nove liderando a rhythm & blues. A música foi indicada a quatro Grammys em 1984 e venceu nas categorias "Desempenho Vocal R&B Masculino" e "Canção R&B".
O videoclipe e a música "Billie Jean" são lembrados como alguns dos melhores momentos da carreira de Jackson. A canção está em 2º lugar na lista do VH1 das "Melhores Canções dos Últimos 25 Anos" de 2001; 5º na "Melhores Canções Pop" lançada pela MTV e Rolling Stone em 2000; e 28º na "100 Melhores Canções para Dançar" do VH1, também divulgada em 2000. Na lista dos "Melhores Vídeos" da MTV o clipe aparece em 35º e na do VH1, em 34º. É frequentemente citada como uma das canções mais revolucionárias da história e é considerada por muitos como a maior música de Jackson.


História
É inviável pensar no cenário musical dos anos oitenta sem ter em mente Michael Jackson. Ele dominou as paradas de sucessos durante gloriosos anos. O impacto de Thriller foi sentido pela primeira vez com a estréia de seu segundo compacto, Billie Jean, durante a penúltima semana do mês de janeiro de 1983. Quando atingiu a primeira posição, apenas seis semanas depois, Jackson tornou-se o primeiro na história a permanecer, simultaneamente, na primeira posição em todas as paradas de black e pop music nos Estados Unidos.

Sem mencionar que também se apoderava da posição máxima entre os mais tocados nas danceterias. Não o bastante, Thriller e Billie Jean atingiram a primeira posição no Reino Unido e em mais sete países; Michael Jackson abraçava o mundo como ninguém antes.

A música Billie Jean soa muito distante do mundo exótico de Jackson. Nela, soberana, uma simples linha rítmica composta por Michael em uma bateria. Durante o processo, o baterista Leon Ndugu Chancler foi convocado para otimizar a "pegada" da canção. "Fui colocado sozinho em uma sala e durante as duas ou três horas que se seguiram, Michael e Quincy Jones interromperam-me várias vezes com idéias e sugestões. Acredito que eu a tenha tocado por oito ou dez vezes".
Outra determinante na musicalidade de Billie Jean é o baixo, também sugerido por Michael. O instrumentista Louis Johnson conta como foi trabalhar com o astro. "Trouxeram ao estúdio todos os meu baixos para que experimentássemos o som de cada um separadamente. Depois de três ou quatro tentativas, escolhemos o Yamaha. Ele é realmente extasiante, de grande potência e uniformidade".
Em Billie Jean, Michael compusera cada linha instrumental e também gravara, ele mesmo, todos os vocais, alternando-os em simples falsetes; o principal deles gravado em um único exuberante take. O resultado é um clássico contemporâneo.

Billie Jean: Verdade ou Ficção?
O que poucos sabem sobre a famosa canção, é que ela pode ter sido verídica. Segundo o que dizem, antes de Michael lançar "Billie Jean", uma moça, da qual Jackson nunca tinha visto antes, mandou uma carta para ele, dizendo que ela estava grávida e ele seria o pai. Como Michael recebia dezenas de cartas iguais aquela todos os dias, pouco ligou.
Porém, a moça, vendo que ele não respondeu, insistiu por vários meses, e Michael continuou ignorando, principalmente quando ela mandou uma foto dela e do bebê, e Jackson teve certeza que nunca à havia visto antes.
Entretanto, o que Michael não imaginava era que ela mandasse uma carta dizendo que ia matar o bebê e se matar, e pedia à ele que fizesse o mesmo. Claro, extremamente atônito, Michael pediu que a localizassem imediatamente, e foi aí que descobriu que a mesma moça, que além de nunca ter estado grávida, sofria de problemas mentais.
E assim, tomando todos os cuidados, Michael teria se baseado na história para escrever o mega-hit, que fala extamente disso: De uma moça, que, na canção se chama Billie Jean [daí o título da canção], acusa um rapaz [Que Michael "interpreta"] de tê-la engravidado e ele, tentando se esquivar dizia, no refrão:
"Billie Jean is not my lover / She's just a girl who claims that I am the one / But the kid is not my son / She says I am the one, but the kid is not my son"
[Em português: Billie Jean, não é minha amante / É apenas uma garota que diz que sou o único / Mas a criança não meu filho / Ela diz que eu sou o único, mas a criança não é meu filho"];
Porém, felizmente, nada foi confirmado oficialmente.

Composição
"Billie Jean" é um relato de um homem que é perseguido por uma mulher que diz que ele é o pai de seu filho. Na canção Jackson tenta desmentir a mulher e ao mesmo tempo fica em dúvida se realmente é o pai da criança. A história é a continuação de outra música do álbum, Wanna Be Startin' Somethin'. Apesar de sempre falarem que a história da música foi baseada em um fato real, Jackson sempre desmentiu. Em sua auto-biografia, Moon Walk, ele diz que a história foi inspirada nas groupies que perseguiam seus irmãos, com falsas histórias. Jones queria que a canção chamasse "Not My Lover", porque temia que as pessoas poderiam achar que se referia à tenista Billie Jean King. Jackson canta a música como se estivesse prestes a chorar, acrescentando soluços e sua marca registrada, "hee-hee".

Videoclipe

O curta-metragem de Billie Jean é considerado o video que levou a MTV, um canal de música relativamente novo e desconhecido, a se tornar um dos canais mais famosos do mundo. Foi o primeiro videoclipe de um artista negro a ser exibido no canal, que antes dava mais foco ao rock. Dirigido por Steve Barron, no vídeo, Jackson é perseguido por um paparazzo que tenta flagrá-lo, mas mesmo quando consegue a imagem não se concretiza nas fotos. Jackson caminha pelas ruas e por onde passa, o local se ilumina e muda, como se ele fosse um ser mágico. O visual de Jackson no video era imitado por várias pessoas na época, e foi o único videoclipe de Jackson em que as imagens não tinham relação com a letra da música.
Performance ao vivo

A primeira vez que Jackson apresentou Billie Jean foi em 1983 no Motown 25: Yesterday, Today, Forever. Michael e seus irmãos fizeram um medley de canções dos Jackson 5, depois todos saíram do palco e Michael ficou sozinho. Vestindo um calça preta, um sapato de couro com meias à mostra, jaqueta brilhante, chapéu fedora e apenas uma luva brilhante na mão direita. A performance teatral ficou marcada por ser a primeira vez em que Jackson fez seu passo, marca registrada, em que desliza para trás, chamado de moonwalk. Foi essa performance que cravou o status de celebridade absoluta de Jackson, sendo notícia em todo o mundo. A performance no Motown 25 é considerada um dos momentos mais importantes da cultura pop. Em sua auto-biografia, Moonwalk, Michael disse que chorou depois da apresentação, porque ele tinha falhado em alguns detalhes. Mas depois que Fred Astaire, Sammy Davis Jr. e uma criança o elogiaram ele sentiu que tinha feito a coisa certa. No decorrer dos anos, Billie Jean tem permanecido de maneira fiel a primeira peformace de Jackson com mínimas alterações, e mais agressividade na atitude.

Videoclipe


Motown 25th


Victory Tour


Bad Tour


Dangerous Tour


History Tour


30th Aniversary

Nenhum comentário:

Postar um comentário

• Comentários maldosos não serão aceitos
• Só comente se realmente tiver algo interessante a dizer.
• Keep Moonwalking and Keep Michaeling all