"É Isso..."



This Is It

A Turnê
This Is It seria uma série de 50 concertos de Michael Jackson que teria início em 13 de Julho de 2009, na O2 Arena, em Londres, mas que não aconteceu pela morte do cantor em 25 de junho de 2009, 18 dias antes dos concertos. This Is It seria também, possivelmente, o nome do próximo álbum de estúdio do artista - a ser lançado em 2009. Os shows seriam suas primeiras aparições desde 2001, ano de lançamento de seu mais recente álbum de inéditas, embora não sendo realizada uma turnê para sua promoção, apenas dois concertos foram realizados na cidade de Nova Iorque, mas não no intuito de promover o mais novo trabalho, mas para a comemoração de seus 30 anos de carreira. Sua última turnê, no entanto, foi HIStory World Tour realizada entre os anos de 1996/1997.
No dia 5 de março de 2009, Michael Jackson anunciou na cidade de Londres sua tão esperada volta aos palcos. Aproximadamente 7.000 fãs e 350 repórteres aguardavam ansiosamente pelo grande anúncio que o Rei do Pop faria aquela tarde, até que, com 2 horas de atraso, eis que Michael Jackson surge, firme e forte em cima de um palco improvisado, assim desmentindo os recentes rumores de que sua saúde estaria fraca.
"I just wanted to say that these will be my final show performances in London. When I say this is it, it really means this is it".
"Eu só queria dizer que essas serão minhas últimas apresentações em Londres. Quando eu digo que acabou, realmente quero dizer que acabou".
Até então seriam apenas 10 apresentações (em agosto/2009 foi divulgado à imprensa o verdadeiro contrato que Michael assinou e nele consta que seriam realizados 31 shows), mas segundo a AEG Live, empresa que o contratou para as apresentações, a procura para esses shows foi tão grande que eles tiveram de abrir mais 20 datas em agosto e setembro de 2009 e mais 20 no começo de 2010, totalizando assim, 50.

Recordes
Seriam 50 apresentações com mais de 1 milhão de pessoas. Mais de 760.000 ingressos foram vendidos em 18 horas durante a pré-venda, 20.000 ingressos por hora e aproximadamente 334 por minuto. Segundo o site oficial para compra de ingressos, pessoas de mais de 200 países se inscreveram pra fila de espera para ter um lugar, tornando tal quantia um novo recorde. No dia para vendas mundiais, mais de um milhão de ingressos foram vendidos em menos de 5 horas.

Set-list
No website MichaelJackson.hu informações exclusivas liberadas pela AEG Live Inc. foram divulgados no dia 11 de julho de 2009, o setlist do show que Michael apresentaria seria este:
Wanna Be Startin' Somethin'
Jam
They Don't Care About Us/Drill medley
Human Nature
Smooth Criminal
The Way You Make Me Feel
Jackson 5 Medley
I Just Can't Stop Loving You
Thriller/Threatened medley
Beat It
Black or White
Earth Song
Billie Jean
Man in the Mirror
Michael Bush, o estilista encarregado de vestir Michael Jackson na maior parte das suas aparições desde 1985, revelou no dia 7 de setembro em seu Facebook uma imagem que evidencia a primeira parte do Set List dos shows "This Is It". Além das músicas já citadas, ele havia preparado figurinos para outras músicas. Lembrando que nem todas as músicas que Michael ensaiava ia para os shows. Confira outras possíveis músicas do set-list:
Rock With You
Dangerous
We Are The World
Dirty Diana
Heal The World
Will You Be There


O Album
This Is It é uma compilação dupla do cantor americano Michael Jackson que contém as músicas que o astro cantaria na turnê This Is It que seria realizada em Londres pelo cantor, cancelada devido a sua morte.

Curiosidades

Cada concerto teria a duração de pelo menos 90 min, podendo aumentar conforme a set-list.
Christian Audigier, grande amigo de Michael e estilista, estava trabalhando no figurino da turnê

Morte
Em 25 de junho de 2009, foi noticiado que Michael Jackson sofreu uma parada cardíaca em sua casa, na vizinhança de Holmby Hills, Los Angeles, CA, Estados Unidos. Os serviços de emergência médica socorreram o cantor em sua casa, na tentativa de reanimá-lo. Porém, como Jackson se encontrava em estado de coma profundo, ele foi levado às pressas para o hospital universitário da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). Desde sua internação, rumores haviam se espalhado pela imprensa confirmando seu falecimento. Às 14h06min (horário local) de 25 de junho de 2009, o site Los Angeles Times tornou-se um dos primeiros a divulgar a morte do astro. Sua morte teve uma repercussão internacional instantânea, sendo motivo de preocupação por parte dos fãs em muitas partes do mundo. Defronte ao hospital da UCLA, muitos fãs do cantor cercaram o prédio à procura de informações sobre a suposta 'morte' de Jackson. Porém, pouco tempo depois da internação de Jackson, sua morte foi confirmada às 14h26min (horário local) do mesmo dia. Michael recebera homenagens em vários países.
Na sexta-feira, dia 26 de junho de 2009, após três horas de necrópsia, o corpo do astro pop foi liberado com laudo prévio que descartava indícios de violência como causa mortis. [8] Entretanto, resultados toxicológicos podem levar de 4 a 6 semanas para serem obtidos e divulgados.
Com a morte do rei do pop, a empresa organizadora do show teve um prejuízo de aproximadamente 350 milhões de dólares (900 milhões de reais), e prometeu reembolso dos ingressos comprados pelos fãs para a turnê.

Faixas

Disco 1
Wanna Be Startin' Somethin'
Jam
They Don't Care About Us
Human Nature
Smooth Criminal
The Way You Make Me Feel
Shake Your Body (Down to the Ground)
I Just Can't Stop Loving You
Thriller
Beat It
Black or White
Earth Song
Billie Jean
Man in the Mirror
This Is It
This Is It (Versão Orquestrada)

Disco 2
She's Out of My Life (Versão Demo)
Wanna Be Startin' Somethin' (Versão Demo)
Beat It (Versão Demo)
Planet Earth (Poema)

Faixas inéditas
As 2 versões da música This Is It do 1º CD e as 4 faixas do 2º são inéditas.
Fãs do mundo inteiro mandaram e-mails para a equipe de marketing da Sony para eles lançarem a música This Is It como single, mas o máximo que conseguiram foi fazer com que a Sony assinasse um contrato com o Itunes para que seja lançado um EP contendo somente as faixas inéditas.

Entre os Melhores de 2009
O Album This is it foi nomeado pela Billboard como "A melhor coletânea do ano" e "o 43º melhor do ano".
Até o momento This Is It já vendeu cerca de 4,5 milhões de cópias em todo o mundo, tornando-se a coletânea mais vendida de 2009.
Na Hot100 Brasil o álbum permaneceu por 3 semanas em primeiro lugar dos mais vendido e já vendeu cerca de 50 mil cópias em todo Brasil.
Espera-se que com o lançamento comercial do filme This Is It aumente as vendagens do álbum.

Canção
This Is It (em português: É isso aí) é música lançada pela Sony para a coletânea This Is It do cantor Michael Jackson. A música foi escrita na década de 80 por Jackson e Paul Anka.

Lançamento

This Is It foi lançada no site oficial do cantor no dia 12 de outubro de 2009 para promover a coletânea com mesmo nome que foi lançada no dia 26 de outubro como trilha sonora do filme Michael Jackson's This Is It.

Polêmica

This Is It gerou muita polêmica na semana de seu lançamento ao começar pela estrategia de segurança que a música sofreu: Para a música ser postada no site foi bolado um super esquema de segurança que contou com um carro forte para o transporte da canção até a sede da Sony para ser disponibilizada no site oficial do cantor. Depois da música ser vinculada, saiu à tona uma notícia: A música não era necessariamente inédita, em 1991 foi lançada pela cantora Sa-Fire, mas a mídia não divulgou um fato importante, trata-se de uma música de gravação caseira que Michael Jackson nunca planejou lançar. A Sony apenas a lançou porque a coletânea com a trilha sonora em 26 de outubro se chamava This Is It, e para ter um diferencial terá essa música "inédita".

Desempenho

Nos charts mundiais a música postuma do Rei do Pop teve um desempenho satisfatório, principalmente pelo fato de não obter um video clipe lançado nos canais de música como VH1 e MTV. No Brasil, a música atingiu em sua 3ª semana de lançamento a 14ª posição, o que foi seu pico.

Videoclipe
O clipe da música This is It, feito por Spike Lee, foi lançado em meados de dezembro de 2009 pelo site de vídeos You Tube. Nele aparecem fotos de Michael Jackson desde pequeno, época que ainda integrava os Jackson 5 até a fase adulta.

O Filme
Michael Jackson's This Is It é um documentário que conta com as imagens dos últimos ensaios para a volta triunfante do cantor Michael Jackson. No longa metragem são exibidas cenas que derivam de mais de 100 horas de ensaios da última turnê de Michael Jackson que teria como nome “This is It” ou “Ato final”. Com muitos efeitos e edições, o filme é um dos grandes campeões de bilheteria. A grande sacada é que a atração ficou em exibição apenas por duas semanas, mas após a primeira semana decidiram deixar o filme quatro semanas e não duas. A estreia mundial foi no dia 28 de outubro de 2009. Os ingressos começaram a ser vendidos a partir de 27 de setembro desse mesmo ano. Milhares de fãs garantiram a entrada dias antes. A Sony gastou milhões de dólares para a produção do filme, mas recebeu muito mais com a sua exibição. Em breve o filme será relançado nos cinemas em versão 3D

Filmagens
Segundo Kenny Ortega, diretor da turnê, haviam 3 fontes filmando os ensaios: uma que Michael contratou para uso pessoal, outra para o teste dos telões e outra para o lançamento do DVD ao vivo de um dos shows da turnê que contaria com o making of.
No filme, são encontradas, em sua maior parte, imagens dos ensaios no Staples Center, em Los Angeles, que foi local de seus três últimos ensaios.
Houve muito pouca crítica quanto as imagens de não tão boa qualidade, mas todos sabemos que é porque o destino dessas imagens nunca foi um cinema, mas sim o Making Of de um DVD ao vivo.

Músicas
Estas são as músicas que aparecem no filme(no cinema):
Wanna Be Startin' Somethin'
Jam
They Don't Care About Us
Human Nature
Smooth Criminal
The Way You Make Me Feel
Shake Your Body (Down to the Ground)
I Just Can't Stop Loving You
Thriller
Beat It
Black or White
Earth Song
Billie Jean
Man in the Mirror
Especula-se que no DVD haverá cenas de algumas outras músicas, como Heal the World, Stranger in Moscow etc.

Ensaios
O ensaio geral (48 horas antes da morte de Michael) incluiu bailarinos, músicos, artistas performáticos e imagens do filme gravado em 3D de Thriller e Smooth Criminal.

Propaganda
No dia 29/06 a produtora divulgou (como parte da divulgação do filme e para diminuir a expectativa do fãs) imagens de Michael ensaiando a música "They Don't Care About Us" um dia antes de morrer. São quase 2 minutos de imagens em alta definição que foram muito bem recebidos pela crítica.
O trailer oficial do filme foi lançado no MTV Video Music Awards de 2009 como última atração da noite, assim tornando-se a principal. Além deste, que é o mais longo, também há várias outros, mais curtos, circulando em emissoras de TV pelo mundo com em média 1 minuto. Segundo as fontes do site oficial www.michaeljackson.com o dvd só será lançado no Brasil a partir do dia 26 de janeiro de 2010.

Canção


Cenas

Human Nature


The Way You Make Me Feel


Smooth Criminal


They Don't Care About Us


Bad / TDCAU Drill clip

Nenhum comentário:

Postar um comentário

• Comentários maldosos não serão aceitos
• Só comente se realmente tiver algo interessante a dizer.
• Keep Moonwalking and Keep Michaeling all