A Vida do Rei Em Fatos Históricos - Novembro









1969


15 de Novembro - "I Want You Back", do Jackson 5, entra na parada pop de singles no 90º. Dia 22 "I Want You Back" entra na parada black de singles, alcança o número #01 e fica nessa posição durante quatro semanas consecutivas; permanecendo na parada por dezoito.

1972

Os Jackson 5 chegam no Reino Unido (U.K.) para a primeira turnê européia de suas carreiras, com 12 datas marcadas. Cenas da chegada no Aeroporto de Heathrow lembram a Beatlemania, quando seguranças lutam para proteger o grupo. A turnê passa por Londres, Amsterdã, Bruxelas, Frankfurt e Paris.

1976


Jacksons, o primeiro álbum dos irmãos pela Epic/Sony Music, é lançado e faz muito mais sucesso que os últimos lançamentos deles pela Motown. Contém duas canções escritas de próprio punho: "Style of Life" e "Blues Away"; escrita por Michael, falam de um homem saindo da depressão.





1982

E.T.: The Extra-Terrestrial é lançado pela MCA Records. Feito para crianças, é narrado pelo Rei do Pop e contém uma canção inédita, "Someone In The Dark". Uma batalha judicial imediatamente começa junto ao lançamento do álbum. A CBS Records (atual Epic Records Group/Sony Music), gravadora de Michael, alega que a MCA Records violou o contrato deles, lançando o álbum antes do final do ano, conflitando com o lançamento do álbum solo de Michael (Thriller). A Corte Suprema de Nova York proíbe vendas futuras do disco. O lançamento de "Someone In The Dark" como single também é proibido.

1983

30 de Novembro - Os Jacksons e o empresário Don King fazem uma coletiva com a imprensa no Tavern on the Green de Nova York para anunciar os planos para a turnê Victory, que vai reunir Michael com seus irmãos, incluindo Jermaine. Todos os irmãos comparecem, e todos usam óculos escuros. O patrocínio da Pepsi-Cola é também anunciado, e Michael promete a Roger Enrico, da companhia, que "eles vão fazer a Coca querer que fosse Pepsi".

1986

A imprensa musical britânica anuncia que o Rei do Pop vai lançar um single e um álbum em janeiro e fevereiro de 1987, respectivamente. É dito, também, que ele gravou material suficiente para 3 álbuns, e que um dueto com George Michael ("Strawberry Fields Forever", regravação dos Beatles, até hoje inédito) é uma das faixas favoritas para ser incluída. Outra reportagem diz que Michael ainda deve gravar uma canção com Barbra Streisand para esse disco.

19 de Novembro - Alunos da Masters School, em Dobbs Ferry, um pequeno subúrbio ao norte de Nova York, são dispensados das aulas após uma gravadora requisitar extras para um vídeo-clipe. É apenas ao chegarem ao local que eles descobrem que vão fazer parte de um vídeo de Michael . Cenas são também filmadas em um trem e em uma estação de metrô do Bronx. Martin Scorsese é quem dirige o primeiro vídeo do novo álbum de Michael, um curta-metragem de 16 minutos intitulado "Bad". A canção e o curta contam a estória de Daryl, um jovem negro do gueto, que volta pra casa da sua escola particular e descobre que ele não mais se encaixa com seus amigos da vizinhança. O vídeo é uma livre adaptação de uma história verídica.


1991

Vídeos de propaganda de 30 segundos, dirigidos por David Lynch, começam a ser exibidos para promover o lançamento do novo álbum do Rei do Pop, Dangerous.

11 de Novembro - "Black or White" é lançada oficialmente nos Estados Unidos e Reino Unido (UK), e estabelece um novo recorde ao ser adicionada a 96% de 237 estações de rádio no primeiro dia de seu lançamento. O video clipe foi dirigido por John Landis ao custo de quatro milhões de dolares com a duração de onze minutos. A canção tem participação de Slash, guitarrista dos Guns N' Roses, e desenvolveu-se a partir de uma faixa originalmente gravada para o álbum Bad. Em 1989, quando Michael Jackson começou a trabalhar em Dangerous, ele a pediu a Bill Bottrell, que compôs a letra do rap e co-produziu a canção. Dangerous foi o resultado de dois anos de trabalho em sete estúdios diferentes; foi também o primeiro fruto de seu contrato milionário com a Sony. O reaparecimento de Michael com os traços diferentes e a pele branca reacende a polêmica em torno do superastro, que ocupa um grande espaço nos meios de comunicação.

15 e 16 de Novembro - Michael grava a performance de 2 canções para o aniversário de 10 anos da Mtv norte-americana. Slash, o guitarrista do Guns N' Roses, aparece tocando em "Black or White". Michael também faz uma performance de "Will You Be There", canção inédita de Dangerous. As filmagens acontecem no Aeroporto de Santa Monica, em Los Angeles.

20 de Novembro - A Sony Records faz uma festa oficial de lançamento para Dangerous, no Hotel Savoy, em Londres. Jackie Hyde, gerente de relações públicas da Sony, que organizou o luxuoso acontecimento, começou a prepará-la no começo de outubro. A criativa decoração inclui figuras incluídas na capa do álbum em tamanho gigante e os convidados têm que atravessar um corredor do tempo com vento, imagens de contos-de-fada e paredes com estrelas cintilantes. Os convites são cartões dourados e cada pessoa a comparecer recebe uma cópia do disco. Michael envia uma mensagem em vídeo para ser exibida.

Mais de 1 milhão de cópias do álbum são reservadas com antecedência. Dangerous contém 14 faixas, e o trabalho dos mais quentes produtores e inovadores da indústria musical: Teddy Riley, Bryan Loren e Bruce Swedien. A capa do disco, que demorou 6 longos meses para ser finalizada, é criação de Mark Ryden, que trabalhou com a Diretora Sênior de Arte da Sony, Nancy Donald, e também com o Rei do Pop para desenvolver uma pintura de acrílico brilhante com muito simbolismo. Michael queria que a capa fosse misteriosa e que as pessoas interpretassem as imagens por elas mesmas.

27 de Novembro - Michael colabora com o envio de 2,1 milhões de dolares em roupas e medicamentos para Sarajevo, sitiada pelos sérivos.

1993

O lançamento de um álbum Greatest Hits de Michael contendo 3 canções inéditas é adiado, porque o Rei do Pop ainda não terminou de gravá-las. Uma nova data de lançamento é marcada para junho de 1994.



2001

Começa uma nova era. Invincible é lançado mundialmente e atinge a primeira posição em 19 países, incluindo Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, França, Itália, Austrália e Suíça. Também conquista posições entre os cinco mais do Japão, Canadá, Espanha e Áustria.

7 de Novembro - Michael, pela primeira vez em sua carreira, comparece a uma loja de cds para dar autógrafos. O evento aconteceu em Times Square na Virgin Mega Store. Cerca de 200 fãs sortudos que passaram um dia inteiro na fila conseguiram entrar. Restou para as milhares de pessoas fora da loja, que pararam o tráfego, ver de longe seu ídolo acenando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

• Comentários maldosos não serão aceitos
• Só comente se realmente tiver algo interessante a dizer.
• Keep Moonwalking and Keep Michaeling all