ABC, do Jackson 5, e Let It Be, do Beatles, eram lançados há exatos 40 anos

ABC é um dos álbuns mais marcantes da história do Jackson 5


Let It Be foi o último disco lançado pelos Beatles

Grupo liderado por Michael Jackson lançava segundo disco, enquanto álbum do legendário grupo de rock marcava o fim de uma carreira

No dia 8 de maio de 1970, a história da música vivia um momento muito importante. Enquanto o Jackson 5 estava no processo de flerte com seus, até então, novatos fãs - nem sequer imaginando o sucesso que alcançariam ao lançar, naquele dia, seu segundo disco, intitulado ABC -, os Beatles começavam a deixar um sentimento de saudades aos seus milhares de fãs, com a divulgação do último álbum do grupo, Let It Be.

ABC
Antes mesmo de completar seis meses do lançamento do disco de estreia, Diana Ross Presents The Jackson 5 (1969), Jackie, Jermaine, Marlon, Michael e Tito já retornavam com o disco ABC. Mas, sem dúvida, o esforço do Jackson 5 valeu a pena, já que o segundo álbum seria o empurrão para o sucesso do grupo. Em pouco tempo, o disco foi parar no topo das paradas R&B e da música pop.

Lançado pela Motown Records, e produzido por Hal Davis & The Corporation e Berry Gordy, ABC conta com alguns dos maiores hits dos irmãos, como "ABC" e "The Love You Save" que, no ano de 1970, chegaram à primeira posição da Billboard Pop Singles.

Além dos dois memoráveis singles, estão os covers "I'll Bet You", do Funkadelic, "Don't Know Why I Love You", de Stevie Wonder, e "The Young Folks", originalmente gravada pelas The Supremes, na voz de Diana Ross. Já "I Found That Girl" foi a última faixa cantada por Jermaine na primeira voz. Desde então, Michael Jackson assumiu a voz principal.

Confira abaixo a tracklist de ABC (e veja na galeria acima a arte de capa do álbum) e, depois, assista aos vídeos das músicas mais famosas do disco:

1 - "The Love You Save" (The Corporation)
2 - "One More Chance" (The Corporation)
3 - "ABC" (The Corporation)
4. "2-4-6-8" (Pam Sawyer / Gloria R. Jones)
5 - "(Come Round There) You're the One I Need" (Brian Holland / Lamont Dozier / Edward Holland Jr.)
6 - "Don't Know Why I Love You" (Don Hunter / Stevie Wonder / Lula Hardaway / Paul Riser)
7 - "Never Had a Dream Come True" (Henry Cosby / Stevie Wonder / Sylvia Moy)
8 - "True Love Can Be Beautiful"(Bobby Taylor / Jeanna Jackson / Leonard Caston)
9 - "La-La Means I Love You" (Thomas Bell / William Hart)
10 - "I'll Bet You" (George Clinton / Sylvia Barnes / Theresa Linsey)
11 - "I Found That Girl" (The Corporation)
12 - "The Young Folks" (George Gordy / Allen Story)





Let It Be
Apesar de Abbey Road ter sido o último disco gravado pelos Beatles (abril a agosto de 1969), Let It Be foi o último lançado pelo grupo inglês. Gravado em janeiro de 1969, o disco só chegou às lojas em maio de 1970.

Tudo começou quando, em 1969, Paul McCartney teve a ideia de gravar o álbum e documentário intitulado Get Back, com um conteúdo que trouxesse a sensação do grupo ter "voltado às raízes". Então, durante janeiro daquele ano, os Beatles escolheram sete músicas para realizar um show ao vivo, no dia 30 do mesmo mês, no telhado dos estúdios da Apple, em Saville Row, Londres, para fazer parte do filme da banda. Esta foi a última apresentação pública dos Beatles. Três das sete músicas tocadas na apresentação permaneceram no álbum final: "Dig a Pony", "I've Got a Feeling" e "One After 909".

No total, muitas músicas foram tocadas e gravadas durante as sessões de estúdio das gravações para o projeto Get Back/Let It Be. Além das originais lançadas no Let It Be, também foram incluídas as músicas do álbum Abbey Road, e várias canções que acabaram sendo lançadas nos projetos solos após a separação dos Beatles. O disco estava previsto para sair em julho de 1969, mas foi adiado para setembro, mas, como o grupo estava se preparando para lançar Abbey Road neste mesmo mês, a previsão passou para dezembro.

No entanto, o álbum sofreu mais algumas alterações, mudou de Get Back para Let It Be e só foi lançado em 8 de maio de 1970, paralelamente com o filme de mesmo nome. Confira abaixo a tracklist de Let It Be (e veja na galeria acima a arte de capa do álbum) e, logo em seguida, relembre algumas faixas do disco:

1 - "Two Of Us"
2 - "Dig A Pony"
3 - "Across The Universe"
4 - "I Me Mine"
5 - "Dig It"
6 - "Let It Be"
7 - "Maggie Mae"
8 - "I've Got A Feeling"
9 - "One After 909"
10 - "The Long And Winding Road"
11 - "For You Blue"
12 - "Get Back"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

• Comentários maldosos não serão aceitos
• Só comente se realmente tiver algo interessante a dizer.
• Keep Moonwalking and Keep Michaeling all