Jam

Jam [Em português: Aperto ou Estreito] é uma música de Michael Jackson de seu álbum Dangerous em 1991. O single foi re-lançado em 2006 como parte da coleção Visionary: The Video Singles. A parte rap da música é de Heavy D & the Boyz. O Videoclipe apresenta um ícone da NBA: Michael Jordan. A música também apresenta o time de Jordan no ano de 1992, o Chicago Bulls. A canção foi usada por Michael Jackson em sua abertura da turnê mundial Dangerous World Tour

A Música

Lançado como quinto single do álbum Dangerous, de 1991, Jam se diferencia pelas batidas alternadas que lembram muito o hip hop, ritmo que ganhou impulso entre o fim da década de 80 e o ínicio da década de 90. A canção foi uma das primeiras músicas de artistas pop que começaram a aderir o rap no meio da melodia. Algo que se tornou frequente nos anos seguintes. A música começa com um som semelhante ao de vidro quebrando, o que tornou-se sua marca registrada. Aos 3:07 da música, um Rap, performado por Heavy D., é intercalado com a música. A Música foi escolhida pessoalmente por Michael Jackson para abrir os shows da mega-turnê Dangerous World Tour.

Videoclip

O Videoclip de Jam se destaca dos demais vídeos do cantor por apresentar a estrela do basquete americano da NBA, Michael Jordan. No vídeo, Jordan joga basquete com Jackson e depois tenta ensinar a ele alguns lances do jogo. Em uma versão estendida do vídeo, a uma sequência onde Jackson ensina a Jordan alguns passos de dança, principalmente o Moonwalk. A sequência completa do videoclip encontra-se no DVD Dangerous - The Short Films.

Single

O Single de Jam ficou em 3º e 4º lugar simultaneamente nos Charts da Billboard para R&B/Hip Hop e Dance music/Club Play respectivamente. Na Itália, a música alcançou a 11ª posição e na Suíça alcançou a 4ª posição.

Clipe


Live

Nenhum comentário:

Postar um comentário

• Comentários maldosos não serão aceitos
• Só comente se realmente tiver algo interessante a dizer.
• Keep Moonwalking and Keep Michaeling all