Thriller o Album Mais Vendido da Historia


Thriller foi o sexto álbum de estúdio do artista americano Michael Jackson. Lançado em 30 de novembro de 1982 pela gravadora Epic Records, como sequência de Off the Wall, álbum de 1979 que foi um grande sucesso de crítica e público. Thriller explora gêneros semelhantes aos que foram abordados em Off the Wall, como o funk, disco, soul, soft rock, R&B e pop. As letras de Thriller abordam temas como a paranóia e o sobrenatural.
Com um orçamento de 750.000 dólares para a produção do álbum, as sessões de gravação foram realizadas entre abril e novembro de 1982 nos Westlake Recording Studios, em Los Angeles, na Califórnia. Auxiliado pelo produtor musical Quincy Jones, Jackson compos quatro das nove faixas de Thriller. Com o lançamento do primeiro single do álbum, "The Girl Is Mine", diversos analistas acharam que Thriller faria apenas um sucesso relativamente pequeno; com o lançamento do segundo single, "Billie Jean", no entanto, o álbum passou a liderar as paradas de diversos países, chegando a vender, em seu auge, um milhão de cópias por semana em todo o mundo. Em pouco mais de um ano Thriller se tornou - posição que mantém até hoje - o álbum mais vendido de todos os tempos: o livro Guinness dos Recordes o lista como o mais vendido da história, adquirido por mais de 136 milhões de pessoas até 2006. Sete das nove canções do álbum foram lançadas como single, e todas alcançaram o top 10 na Billboard Hot 100. O álbum também ganhou uma quantidade recorde de Prêmios Grammy em sua edição de 1984.
Thriller solidificou o status de Jackson como um dos principais pop stars do fim do século XX, e lhe permitiu derrubar barreiras raciais através de suas aparições na MTV e encontros com o presidente americano Ronald Reagan, na Casa Branca. O álbum foi um dos primeiros a usar com sucesso o videoclipe como ferramenta promocional - os videoclipes de "Thriller", "Billie Jean" e "Beat It" eram exibidos constantemente na MTV à época, e foram considerados "inovadores" para a época.
Em 2001 uma edição especial do álbum foi lançada, que contém entrevistas adicionais (em áudio), uma gravação Demo e a canção "Someone in the Dark". Em 2008 o álbum foi relançado como Thriller 25, com remixagens nas quais participaram artistas contemporâneos, uma canção inédita e um DVD.
Thriller ficou em 20º lugar na lista de 500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos da revista Rolling Stone, em 2003, e foi listada pela National Association of Recording Merchandisers como terceiro lugar em sua lista definitiva de 200 Álbuns de Todos os Tempos. O álbum foi preservado pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos ao seu National Recording Registry, por ter sido considerado "culturalmente significante".
Produção e recepção
O álbum subiu à primeira posição entre os mais vendidos dos Estados Unidos no dia 21 de fevereiro de 1983 e permaneceu lá por 37 semanas, outro recorde. Ainda foi o primeiro a se estender por mais de um ano entre os mais vendidos do país. O disco conta com contribuições do cantor Paul McCartney, do guitarrista Eddie Van Halen, e do ator norte-americano Vincent Price (1911-1993).
Em Thriller, Michael assina a composição de quatro músicas e ainda divide créditos com Rod Temperton pela autoria da faixa-título. Em "Wanna Be Startin' Somethin'" o astro fala sobre a indústria das fofocas; em "Beat It" faz um apelo contra a violência urbana; e na polêmica "Billie Jean" relata a história de um homem acusado falsamente de ser o pai de uma criança - uma história real vivida por Jackson em 1981, quando uma fanática passou a persegui-lo clamando que ele assumisse a paternidade do filho dela. Além de um sucesso de vendas, Thriller foi também um marco na luta contra a discriminação racial na indústria da música. Em março de 1983, o videoclipe de "Billie Jean" estreou na MTV fazendo de Jackson o primeiro negro cuja música ganhou espaço na emissora. Em abril, a WAAF 97.7 FM, de Boston, tornou-se a primeira rádio de rock da história a executar a música de um negro, colocando "Beat It" na grade de programação. Na época, o formato era direcionado a um público essencialmente branco. O feito foi seguido por emissoras similares e "Beat It" alcançou a 14ª posição na lista da Billboard que monitora as músicas mais executadas pelas rádios de rock dos Estados Unidos, algo inédito e que não seria repetido por nenhum outro cantor negro no futuro.
O álbum ainda é lembrado pelos videoclipes, alsolutamente inovadores e revolucionários para a época. Ao substituir a técnica da colagem de imagens por enredos nos vídeos de "Billie Jean" e "Beat It", o astro acabou criando de um novo conceito de produção. Com a curta-metragem gravada para acompanhar a canção "Thriller", Michael e o diretor John Landis estabeleceram ainda novos horizontes para a concepção dos clipes, que passaram a ser vistos como pequenos filmes. O vídeo tem 14 minutos de duração e foi gravado em película ao custo de 600 mil dólares, elevado para os padrões da época.
No Brasil, Thriller é o álbum internacional mais vendido de todos os tempos. Até 2001, tinha interessado a 1.2 milhões de brasileiros. "Billie Jean" foi a segunda canção mais executada nas rádios do país em 1983, atrás somente de "Menina Veneno", do cantor Ritchie. Junto com "Billie Jean", "Beat It", "The Girl Is Mine" e "Thriller" foram os maiores sucessos do álbum no Brasil. Em 1984, quando o disco entrou para o livro Guinness dos Recordes, a Epic publicou na imprensa nacional uma peça de marketing com o anúncio: "Tenha esse LP ou jogue seu toca-discos fora!".
Em Portugal, o álbum já vendeu cerca de 81 mil cópias.
Antes da morte de Michael Jackson, estava prevista a adaptação de Thriller a um musical da Brodway, o que só aconteceria com a permissão do cantor

Faixas


1. "Wanna Be Startin' Somethin'"
2. "Baby Be Mine"
3. "The Girl is Mine (com Paul McCartney)"
4. "Thriller"
5. "Beat It"
6. "Billie Jean"
7. "Human Nature"
8. "P.Y.T (Pretty Young Thing)"
9. "The Lady In My Life"

Edição especial

A Epic lançou, em outubro de 2001, uma edição especial de Thriller celebrando os 30 anos de carreira solo de Michael Jackson. As canções "Someone In The Dark" – gravada em 1982 para a trilha-sonora de E.T. O Extraterrestre - e "Carousel" - inédita, até então - foram incluídas como faixas bônus.
Entre outras raridades, a gravação demo de "Billie Jean" e os bastidores da locução de Vincent Price para a faixa-título, incluindo um trecho do rap não incluído na mixagem final da canção.
O álbum ainda recebeu capa dura de luxo, com uma foto de Michael diferente da original. O encarte de Thriller também foi modificado, incluindo fotografias do acervo pessoal do astro.

Thriller 25th

Em 12 de Fevereiro de 2008, a Epic lançou uma edição especial dos 25 anos do álbum Thriller. A tracklisting segue a mesma do original e traz uma nova capa holográfica, além de Remixes com participações de Fergie, Akon, Will.I.Am e Kanye West.
Adicionalmente, a gravadora aposta em Edições Limitadas que, além do conteúdo do novo CD, também traz um DVD reunindo os vídeos musicais da época (restaurados digitalmente) e a histórica performance de Michael Jackson no especial de TV Motown 25: Yesterday, Today, Forever;
Michael Jackson, em virtude dessa edição especial de aniversário de Thriller, envia, através do novo encarte, uma mensagem especial para seus fãs. Além disso, um livreto com 48 páginas coloridas abrigam letras das canções e fotos raras, assinadas por Dick Zimmerman, Matthew Rolston & Harrison Funk.

Músicas arquivadas

Al Capone [Versão Primitiva De Smooth criminal]
Buffalo Bill
Circus Girl
Got The Hots [posteriormente incluida na edição Japonesa] de Thriller 25th Anniversary Edition
Hot Street
Nite Line
Starlight
Tomboy
Trouble
Who Do You Know?
For All Time [Incluido No Thriller 25th]

Prêmios

1983 Billboard Awards
Álbum Pop (Thriller)
Cantor Pop
Álbum R&B (Thriller)
Cantor R&B
Álbum Pop Solo
Álbum Pop Solo Masculino
Compactos Pop Solo
Compactos Pop Solo Masculino
Álbum R&B Solo
Compactos R&B Solo
Cantor Dance/Disco
Compacto 7" Dance/Disco ("Billie Jean")
Compacto 12" Dance/Disco ("Beat It")
1983 American Music Awards
Prêmio Especial por Mérito (Thriller)
Álbum Pop/Rock (Thriller)
Álbum Soul/R&B (Thriller)
Cantor Soul/R&B
Cantor Pop/Rock
Compacto Pop/Rock ("Billie Jean")
Vídeo Pop/Rock ("Beat It")
Vídeo Soul/R&B ("Beat It")
1983 Grammy Awards
Álbum do Ano (Thriller)
Gravação do Ano ("Beat It")
Cantor Pop Solo Masculino (Thriller)
Produtor do Ano (Thriller)
Melhor Vocal Rock Masculino ("Beat It")
Melhor Vocal R&B Masculino ("Billie Jean")
Compacto R&B ("Billie Jean")
Gravação Infantil (E.T., o Extraterrestre)
1984 Grammy Awards
Vídeo do Ano ("Thriller")

Desempenho de mercado
O Álbum
Em 1982 eram poucos os países que produziam listas oficiais de álbuns mais vendidos e Thriller esteve na primeira posição de quase todos eles - um total de dez, recorde para a época. Foram quase quatro anos entre os preferidos dos consumidores e um total de 132 semanas na primeira colocação.
24 de Janeiro de 1983 :: #01 :: 141 :: Alemanha (por 7 semanas);
13 de Dezembro de 1982 :: #01 :: 114 :: Austrália (por 11 semanas);
18 de Abril de 1983 :: #01 :: 092 :: Canadá (por 26 semanas);
25 de Dezembro de 1982 :: #01 :: 122 :: Estados Unidos (por 37 semanas);
11 de Dezembro de 1982 :: #01 :: 074 :: Finlândia (por 1 semana);
11 de Dezembro de 1982 :: #01 :: 104 :: Países Baixos (por 26 semanas);
22 de Fevereiro de 1983 :: #02 :: 050 :: Itália;
25 de Dezembro de 1982 :: #01 :: 104 :: Japão (por 3 semanas);
01/21/1983 :: #01 :: 083 :: Nova Zelândia (por 11 semanas);
11 de Dezembro de 1982 :: #01 :: 193 :: Reino Unido (por 8 semanas);
6 de Novembro de 1983 :: #04 :: 055 :: Suíça;
21 de Dezembro de 1982 :: #01 :: 068 :: Suécia (por 2 semanas);

Singles (Compactos)
Billie Jean
Beat It
Thriller
The Girl is Mine
Human Nature
Wanna Be Startin' Somethin'
P.Y.T (Pretty Young Thing)

Compactos
Sete das nove canções de Thriller' foram lançadas como compactos para as rádios e mercado consumidor entre 1982 e 1984. Nos Estados Unidos, todos eles estiveram entre os dez mais: com "Billie Jean" (Pop), "Beat It" (Pop) e "The Girl Is Mine" (R&B) emplacando na primeira posição.Thriller ainda faz tanto sucesso que o Thriller (25th Anniversary Reissue) é o 11° cd mais vendido de 2008.
Estados Unidos
6 de Novembro de 1982 :: #02 :: 18 :: The Girl Is Mine;
22 de Janeiro de 1983 :: #01 :: 24 :: Billie Jean (por 7 semanas);
26 de Fevereiro de 1983 :: #01 :: 25 :: Beat It (por 3 semanas);
28 de Maio de 1983 :: #05 :: 15 :: Wanna Be Startin' Somethin';
23 de Julho de 1983 :: #07 :: 14 :: Human Nature;
8 de Outubro de 1983 :: #10 :: 16 :: P.Y.T. (Pretty Young Thing);
11 de Fevereiro de 1984 :: #04 :: 14 :: Thriller;
Reino Unido
6 de Novembro de 1982 :: #08 :: 10 :: The Girl Is Mine;
29 de Janeiro de 1983 :: #01 :: 20 :: Billie Jean (por 1 semana);
9 de Abril de 1983 :: #03 :: 14 :: Beat It;
11 de Junho de 1983 :: #08 :: 09 :: Wanna Be Startin' Somethin';
19 de Novembro de 1983 :: #10 :: 18 :: Thriller;
31 de Março de 1984 :: #11 :: 08 :: P.Y.T. (Pretty Young Thing);

Obs.: na primeira coluna, a data de estreia do compacto na lista dos mais vendidos; na segunda, a posição máxima alcançada; na terceira, o número de semanas na lista; por fim o nome do compacto e, naqueles que atingiram a primeira posição, entre parênteses, quantas semanas
estiveram no topo.

Veja Aqui Os Clipes Desse Album

Um comentário:

  1. Thiago... sabes que eu admiro o teu trabalho.... és um fã fiel com um amor ao Michael incondicional

    ResponderExcluir

• Comentários maldosos não serão aceitos
• Só comente se realmente tiver algo interessante a dizer.
• Keep Moonwalking and Keep Michaeling all