HIStory: Past, Present and Future




HIStory: Past, Present & Future – Book I [Em português: HIStória: Passado, Presente & Futuro - Livro I], frequentemente chamado apenas de HIStory, é um álbum duplo lançado por Michael Jackson pela Epic em 1995 que reúne trinta canções. No primeiro disco --HIStory Begins--, uma seleção de quinze sucessos remasterizados. No segundo --HIStory Continues--, a primeira coleção de músicas inéditas lançada pelo cantor desde que foi acusado de abusar sexualmente de um menor em 1993. O álbum já vendeu mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo. A semi-coletânea recebeu seis indicações ao Grammy Award de 1996.

Lançamento
O lançamento de HIStory foi antecedido e sucedido por muita polêmica. Desde a vinculação de um comercial de quatro minutos na televisão, em que Jackson liderava uma tropa de soldados aparentemente nazistas; à capa do álbum, que ostentava a imagem de uma estátua em bronze do cantor como se representasse um semi-deus. Estátuas similares, mas de concreto, foram levantadas em algumas das principais capitais européias, como Berlim e Londres.

Divulgação
O álbum fazia parte de um dispendioso projeto de marketing desenvolvido pela Sony Music para restabelecer a influência de Jackson no mercado fonográfico depois do escândalo que desestruturou sua carreira em 1993. Foram gastos 30 milhões de dólares em publicidade e propaganda para o lançamento da coletânea em junho de 1995 e subseqüente divulgação de cinco compactos. Foi a maior campanha de marketing já montada para promover um disco. Além dos singles lançados, Jackson também se apresentou em muitas premiações ao vivo:
MTV: Video Music Awards (1995): medley dos maiores sucessos e You Are Not Alone;
Brit Awards (1996): Earth Song;
World Music Awards (1996): Earth Song;
Entre outros

Músicas
Polêmica também nas letras das músicas inéditas. Em 1995, duas entidades de luta contra o preconceito racial advertiram sobre a existência de expressões potencialmente anti-semitas na canção "They Don't Care About Us". A música foi regravada e retirada dela a palavra "jew", em português "judeu", que assume um segundo significado quando usada como gíria: "trapacear".
Este é considerado o mais pessoal dos álbuns de Jackson, já que em muitas letras notamos sua indignação com a mídia global:
"Tabloid Junkie": no refrão Jackson diz: "Só porque você lê numa revista ou vê nas notícias não faz disso um fato real";
"Childhood: Jackson explica suas "excentricidades" alegando que não teve uma infância normal, podemos notar isso em "Pessoas dizem que eu não estou bem porque eu amo algumas coisas excentricas, mas tentem entender porque eu eu não conheci minha infância".
"D.S.": Na letra, Jackson acusa uma personagem chamada Dom Sheldon de fazer parte da organização racista Ku Klux Klan. O nome é similar à do promotor de justiça Tom Sneddon, que encaminhou o processo de abuso sexual movido contra o astro em 1993.
"You Are Not Alone": Em sua luta pessoal contra a solidão, onde a faixa "You Are Not Alone", Michael diz, no refrão, o que sonhava ouvir: "You are not alone / I am here with you", ou em português: "Você não está sozinho / Eu estou aqui com você".

Capa e encarte
A capa do álbum foi considerada a mais cara da história (estima-se US$ 1 milhão). O encarte que acompanha o CD duplo traz depoimentos de Elizabeth Taylor, Steven Spielberg e Jaqueline Kennedy Onassis e é composto por 50 páginas.

O Título
O título do HIStory - Past, Present and Future, Book I, refere-se ao objetivo da produção: Como uma semi-coletânia, que traz 15 dos maiores sucessos de Michael - Daí o nome HIStory (Em português: História), num trocadilho com a palavra em inglês "his" (Dele, em português), formando assim o título HIStory, que quer dizer "Sua História" -, com 15 novos sucessos - Assim o subtítulo: Past, Present and Future, Book I [Em português: Passado, Presente e Futuro, Livro I], mostrando que Michael é o Rei do Pop do passado, presente e do futuro.

Sucesso comercial
HIStory chegou à primeira posição na lista dos mais vendidos em 19 países e interessou quarenta milhões de pessoas no mundo, que adquiriram uma cópia do álbum.[2] "Scream", um dueto de Jackson com a irmã Janet, foi escolhido como primeiro compacto promocional da semi-coletânea, em maio de 1995. Um videoclipe orçado em 7 milhões de dólares foi produzido para acompanhar a canção. Nos Estados Unidos, "Scream" estreou em quinto lugar na Billboard quebrando um recorde de 37 anos, dos Beatles. O compacto tinha como lado-b a faixa "Childhood", tema do filme "Free Willy II".
O recorde foi superado mais uma vez por Michael Jackson três meses depois quando "You Are Not Alone" estreou na primeira posição. Um feito inédito e que seria igualado poucas vezes no futuro. O terceiro compacto de HIStory, "Earth Song", tornou-se o maior sucesso do álbum na Europa. A canção não chegou às rádios nos Estados Unidos. "Earth Song" também se firmou como a música de maior sucesso da carreira de Jackson na Alemanha, Reino Unido, Suíça e Dinamarca.
HIStory conquistou a primeira posição entre os mais vendidos em 19 países - a maioria deles europeus. Na Dinamarca, Suíça, Países Baixos e Bélgica a semi-coletânea é o álbum mais vendido de Jackson.
26 de junho de 1995 :: #01 :: 109 :: Alemanha (por 2 semanas);
23 de junho de 1995 :: #01 :: ??? :: Austrália (por ? semanas);
10 de julho de 1995 :: #01 :: 023 :: Canadá (por 5 semanas);
8 de julho de 1995 :: #01 :: 036 :: Estados Unidos (por 2 semanas);
26 de junho de 1995 :: #03 :: 030 :: Finlândia;
1 de junho de 1995 :: #01 :: 125 :: Países Baixos (por 3 semanas);
20 de junho de 1995 :: #01 :: 020 :: Itália (por 1 semana);
10 de julho de 1995 :: #04 :: 017 :: Japão;
23 de junho de 1995 :: #01 :: 080 :: Nova Zelândia (por 7 semanas);
24 de junho de 1995 :: #01 :: 078 :: Reino Unido (por 1 semana);
25 de junho de 1995 :: #01 :: 058 :: Suíça (por 5 semanas);
23 de junho de 1995 :: #03 :: 052 :: Suécia;

Faixas
HIStory: Past, Present and Future, Book I - Disco 1
"Billie Jean" (Jackson)
"The Way You Make Me Feel" (Jackson)
"Black or White" (Jackson)
"Rock with You" (Temperton)
"She's Out of My Life" (Bahler)
"Bad" (Jackson)
"I Just Can't Stop Loving You" (Jackson)
"Man in the Mirror" (Garrett/Ballard)
"Thriller" (Temperton/Jackson)
"Beat It" (Jackson)
"The Girl Is Mine (com Paul McCartney)" (Jackson)
"Remember the Time" (Jackson/Riley/Belle)
"Don't Stop 'Til You Get Enough" (Jackson)
"Wanna Be Startin' Somethin'" (Jackson)
"Heal the World" (Jackson)

HIStory: Past, Present and Future, Book I - Disco 2
"Scream (com Janet Jackson)" (Jackson/Jackson/Harris/Lewis)
"They Don't Care About Us (Jackson)
"Stranger in Moscow" (Jackson)
"This Time Around" (Jackson/Austin)
"Earth Song" (Jackson)
"D.S." (Jackson)
"Money" (Jackson)
"Come Together" (Lennon/McCartney)
"You Are Not Alone" (Kelly)
"Childhood (tema de "Free Willy II")" (Jackson)
"Tabloid Junkie" (Jackson/Harris/Lewis)
"2 Bad" (Jackson/Swedien/Rene/Austin)
"History" (Jackson/Harris/Lewis)
"Little Susie" (Jackson)
"Smile" (Turner/Parsons/Chaplin)

Músicas Arquivadas
"Basszouille" (Jackson/Swedien)
"Face" (Jackson)
"Fear" (Jackson)
"In the Back" (Jackson)
"Why" (Babyface) - em 1996 lançada como single. Desta vez com Jackson como participação de 3T.

Estilo
Em History Continues encontramos diversos estilos: dando continuidade ao estilo criado em seu álbum anterior, Dangerous, muitas músicas são classificadas como New Jack Swing, mas ainda há presença de R&B, Pop, dance, dance-pop, urban, Pop rock, funk e pela primeira vez em um álbum seu, Michael assume sua paixão por música classica, como podemos ver em Little Susie, Childhood e em Smile (música que em seu funeral Brooke Shields declara como era sua preferida).

Singles

No total foram lançados 5 singles oficiais para a promoção do álbum:
Scream/Childhood: Scream, canção com a participação da irmã mais nova de Michael, Janet Jackson, obteve um rendimento satisfatório. Sua posição máxima na Billboard foi 5º lugar. Seu videoclipe, o mais caro da historia, com um custo de 7 milhões de dolares, estreou no dia 14 de junho de 1995 numa entrevista que Jackson e Lisa Marie concederam à jornalista Diane Sawyer com uma audiencia de 63 milhões de norte-americanos. Childhood, a trilha sonora do Free Willy 2, foi lançada como lado B de Scream e CD-promocional teve poucas cópias comercializadas e a sua difusão nas rádios do mundo foi fraca, quanto a recepção dos críticos: mista. Scream/Childhood vendeu 2 milhões mundialmente.
You Are Not Alone: Lançada em agosto de 1995, pode ser considerada a música de maior sucesso do álbum, já que tal música foi a 1ª na história a estrear em 1º lugar na Hot 100 da Billboard norte-americana. O videoclipe foi gravado em um teatro em Nova Iorque com a participação de sua então esposa, Lisa Marie Presley. O single vendeu mundialmente 4 milhões de cópias.
Earth Song: lançado como 3º single da Era HIStory, Earth Song dá continuidade ao trabalho de Michael de lançar canções com mensagens sociais como We are the World, Man in the Mirror e Heal The World. Tal canção só foi lançada em países da Europa e por lá É considerado o maior sucesso de Michael em toda sua carreira superando os ultramega-hits como "Billie Jean", "Beat It" e "Black Or White". O videoclipe se passa em 4 lugares diferentes do Planeta: Na Floresta Amazônica, com Nativos da região,em uma zona de guerra na Croácia, com os moradores da área, na Tanzânia, que incorporou as cenas da caça ilegal de Elefantes com suas presas de marfin arrancadas. e em Warwick, Nova Iorque, onde um incêndio florestal foi simulado em um campo de milho (onde Jaackson aparece). Um dos mais belos vídeo clipe da carreira do Rei do Pop, Earth Song foi transmitido mundialmente exceto para os Estados Unidos.
They Don't Care About Us: Lançada mundialmente em abril de 1996, a música obteve grande sucesso na Europa mundilamente, principalmente na Europa. Em toda carreira de Michael, tal música é a única que foi censurada por sua letra e a única a obter 2 videoclipes: o exibido na América do Norte e na Europa se passa numa cadeia onde os presos começam uma rebeldia por causa da música que o guarda, Michael Jackson, está cantando, que fala sobre o domínio das autoridades políticas e militares na vida das pessoas, e que essas mesmas autoridades não se importam com as pessoas negras ou pobres, e que às tratam como lixo. E o exibido no resto do mundo se passa em uma favela no Rio de Janeiro e e no Pelourinho em Salvador. Neste último há a participação do grupo brasileiro Olodum.
Stranger In Moscow: Lançada em novembro de 1996 mundialmente e em agosto de 1997 nos Estados Unidos, em muitos países europeus chegou ao Top 10. A música fala sobre um homem amado por 1/2 do mundo e odiado pelo outro 1/2. Ele vive em Moscow, onde não é notado porque alegou que Moscow é uma cidade onde mesmo estando no meio da rua ... ainda está sozinho. Ele se trata na música como um estranho em Moscow. O vídeoclipe é em preto e branco e diferencia as pessoas calmas das pessoas apressadas do mundo.
Também foram lançados 2 singles promocionais, isto é, apenas para as rádio:
This Time Around: Seria lançada como 4º single oficial de HIStory em dezembro de 1995. Este single ajudaria também a divulgar um show chamado One Night Only que seria transmitido pela HBO, que mais tarde foi cancelado quando Jackson entrou em colapso por exaustão durante um ensaio. Os planos para This Time Around depois da baixa de Michael foi para o ralo e a canção só seria lançada agora como um single promocional nos Estados Unidos apenas, com uma edição de rádio e uma penca de remixes. This Time Around alcançou a posição # 23 na Billboard Hot R & B / Hip-Hop Songs chart.
Smile: Tal canção seria o último single de HIStory, mas foi cancelado depois de se constatar que não se tratava de uma música de muito sucesso. Foram impressos pequenos lotes que na época deveriam ter sido lançados.

History Tour
Em setembro de 1996, Michael Jackson deu início à turnê promocional do álbum HIStory com um show de lotação esgotada na cidade de Praga, na República Checa. Ao término dos concertos, mais de um ano depois, Jackson tinha levado 4.5 milhões de pessoas aos estádios de 56 cidades, em 35 países diferentes. Com isso, a turnê estabelecia um novo recorde mundial de público, antes pertencente à turnê anterior de Michael, a Dangerous World Tour, iniciada em 1992.
Durante o espetáculo, Michael Jackson cantava oito canções inéditas do álbum HIStory, como "You Are Not Alone", "Earth Song" e uma versão solo de "Scream", que abria os concertos. As canções "She Drives Me Wild" e "In The Closet", ambas do álbum Dangerous, de 1991, também eram apresentadas ao vivo pela primeira vez. Os shows eram os mais longos da carreira de Jackson e incluiam canções de todos os álbuns solo lançados por Michael pela Sony Music.
Faziam parte do repertório as canções "Rock With You" e "Don't Stop 'Till You Get Enough", do álbum Off The Wall (1979); "Billie Jean" e "Beat It", de Thriller (1982); "The Way You Make Me Feel" e "Smooth Criminal", de Bad (1987); e as mais recentes "Black Or White" e "Heal The World", de Dangerous (1991). Três canções do Jackson 5 também faziam parte do concerto: "I Want You Back" (1969), "The Love You Save" (1970) e "I'll Be There" (1970).

Prêmios

1995 Billboard Music Video Awards:
Pop/Rock Vídeo do Ano ("Scream")
Prêmio Especial por Mérito ("You Are Not Alone")
1995 MTV Video Music Award
Vídeo Dance do Ano ("Scream")
Melhor Coreografia ("Scream")
Direção de Arte ("Scream")
1996 American Music Awards
Cantor Pop/Rock do Ano
1996 Grammy Awards
Melhor Videoclipe ("Scream")
1996 World Music Awards
Cantor do Ano
Cantor Americano do Ano
Cantor R&B do Ano
Prêmio Especial por Mérito (Thriller)
Prêmio Especial por Mérito (Michael Jackson)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

• Comentários maldosos não serão aceitos
• Só comente se realmente tiver algo interessante a dizer.
• Keep Moonwalking and Keep Michaeling all