Black or White


Black or White (em português: "Preto ou Branco") é um single de Michael Jackson lançado em 1991. Foi o primeiro single do álbum Dangerous. É uma mistura de Hard rock com dance e rap. É o single mais vendido da década de 1990. A música foi escrita por Jackson, com exceção do rap que intercala a canção, promove a unidade racial.Seu riff é um dos mais conhecidos no mundo todo. A canção ficou em primeiro lugar em mais de 18 países, e se tornou o segundo maior sucesso do cantor, atrás somente de Billie Jean. Alcançou o topo da Billboard Hot 100

Musica
História
Black or White surgiu como uma espécie de resposta. A cada dia, a cor da pele de Michael era cada vez mais questionada pela imprensa do mundo todo, fato que iniciou-se desde a era Bad. Mas dessa vez, Michael estava cada vez mais branco. Boatos de que ele teria mudado a cor de sua pele propositalmente por meio de um tratamento intensivo com hidroquinona varreram o mundo. Essa era a primeira "excentricidade" de Michael Jackson, assim noticiava os jornais. Entretanto, o que nínguem sábia, era que na verdade, o astro sofria de vitiligo, uma doença auto-imune na qual ocorre a destruição total (ou parcial) dos melanócitos. Durante anos Michael tentou esconder o caso usando uma maquigem escura, da cor que era sua pele antes da doença. Segundo Michael, os primeiros sinais de que sua pele estava ficando mais clara aparceram em 1979 e foram descobertos por seu dermatologista. Seu pai o alertou para o fato, pois a doença já havia se manifestado em um tio seu, o qual não havia tratado e consequentemente teria ficado parcialmente branco. Ele afirmou ainda que teve pouco tempo para tratar o problema devido a promoção do seu álbum Off The Wall. Michael só assumiria publicamente que sofria de vitiligo numa entrevista concebida a Oprah Winfrey em 1993, dois anos após o lançamento dessa música. A doença até então era parcialmente desconhecida pelo mundo todo, sendo Jackson o maior divulgador da doença.
"Poucas pessoas, que nao são do ramo médico e que tem a doença, ouviram o termo vitiligo ate Michael Jackson revelar nos anos 90 que a disordem de pele era a culpada de deixá-lo branco." Lee Thomas, apresentador de programas de TV norte-americano.
Mas por incrível que pareça, ainda tem muita gente que realmente crê que Michael mudou a cor de sua pele propositalmente. E Black or White era uma resposta a essas pessoas. Cansado das polêmicas em torno disso, ele escreveu a música pretendendo acabar com o racismo de vez e criar uma unidade interracial. Black or White figura entre uma das canções mais polêmicas de Michael, primeiro devido a sua letra que soa como um desabafo e depois pelo seu videoclipe controverso. Polêmicas a parte, a música foi um sucesso nos quatro cantos do mundo.

Videoclipe

Sinopse
Os primeiros minutos do vídeo apresenta uma versão estendida da música que introduz Black or White, onde um jovem garoto, interpretado pelo então astro-mirin Macaulay Culkin, ouvia a música em alto volume, até ser reclamado por seu pai furioso (George Wendt), que exige que ele desligue o som. O garoto resolve passar por cima das ordens do pai e de luvas, óculos escuros e guitarra na mão, toca poucos acordes com o instrumento, que levado em alta potência, fazem os vidros da casa se quebrarem e manda seu pai para a África. Lá ele encontra Michael, que começa a cantar a música, passando por vários lugares no mundo. No final do vídeo passam várias pessoas de várias raças se transformando uma na outra através do efeito morfo, inédito na época. Terminada a canção, uma pantera sai dos estúdios. Depois disso a pantera se transforma em Michael Jackson. Segue uma sequência passada em um beco escuro de Nova York, onde Michael realiza alguns passos complexos de dança e destrói mensagens racistas pichadas num carro e nas ruas. Por fim, ele vira novamente uma pantera e foge. No final mostra os Simpsons assistindo o clipe.
Polêmica
O videoclipe foi exibido simultaneamente nos canais MTV, BET, VH1 e FOX e em todo o resto do mundo. No Brasil o vídeo foi exibido no programa semanal Fantástico, da Rede Globo. Assim que o vídeo acabou, a reação foi a mesma em todos os cantos do mundo. Todos ficaram chocados com os quatro minutos finais do vídeo. Na sequência, Michael dançava até que em determinado momento ele quebra uma garrafa de vidro e em seguida estraçalha um carro parado na rua usando apenas um pé-de-cabra. Depois, ainda quebra algumas janelas e em um acesso de fúria rasga a própria roupa.
O trecho foi considerado bastante violento e a polêmica novamente armada pela mídia fez Michael ir a público para pedir perdão pelo vídeo. Michael resolveu cortar os quatro minutos finais e portanto a versão oficial do vídeo é a versão reduzida. Em seu comunicado oficial ele afirmou:
"Entristece-me pensar que 'Black Or White' poderia influenciar qualquer criança ou adulto a ter um comportamento destrutivo. Eu sempre tentei ser um bom exemplo e, portanto, fiz estas mudanças para evitar qualquer possibilidade de, inadvertidamente, afetar o comportamento de qualquer indivíduo."
Mesmo assim a versão sem cortes ainda foi exibida pela MTV americana entre 01:00 e 04:00 horas, entretanto, Michael determinou que a exibição fosse suspendida. O vídeo ainda foi sabotado por um grupo de vândalos que por meio de programas de computação gráfica adicionaram mensagens racista em forma de falsas pichações nas paredes da locação. Muitos ainda criticaram a forma como Michael se vangloriava no vídeo, principalmente na cena onde ele dança sobre um bueiro, onde muitos acreditavam que ele estava plagiando a famosa cena de Marilyn Monroe no filme O Pecado Mora ao Lado, e também a cena onde ele dança sobre a calçada molhada, lembrando bastante as cenas de Gene Kely no filme Cantando na Chuva. Outros ainda afirmaram que a sequência inicial do pai brigando com o filho para baixar o volume da música seria na verdade uma referência a série animada de TV Os simpsons, da qual Michael é fã assumido e cujos integrantes (Homer e Bart) também fazem uma ponta no fim do vídeo.
O segredo para transformar Michael em Pantera foi talvez a única "polêmica positiva" do vídeo. Todos queriam saber que efeito especial os diretores haviam usado.
Black or White foi incluido em todos os DVD's de clipes que Michael Jackson lançou posteriormente, inclusive o mais bem sucedido dele, o Number Ones, de 2003.

Clipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

• Comentários maldosos não serão aceitos
• Só comente se realmente tiver algo interessante a dizer.
• Keep Moonwalking and Keep Michaeling all