Carta de Spike Lee para MJ






10 de Outubro de 2009

Querido Michael,

Na semana passada, fiz uma peregrinação à sua cidade natal, Gary, Indiana. Eu estava na casa modesta de três quartos da sua familia em 2300 Jackson Street. Eu senti a magia. Tudo começou ali, além de nove filhos de seus pais, todo aquele aperto, todos vivendo em busca do sonho americano. Só por isto 2300 Jackson deve ser declarada um marco nacional. Um tem que voltar ao começo para ver claramente todo o percurso. Gary, a cidade do Aço, Centro-Oeste, de colarinho azul, trabalhando duro, vivendo com dificuldades, um grande trabalho de ética e de simples valores básicos. Foi lá onde você aprendeu cedo que "você tinha que cantar e dançar como se sua vida dependesse disso" . Você e sua família tornaram o sonho uma realidade. Mas, como todos nós finalmente aprendemos (mais cedo ou mais tarde) os sonhos e custos têm conseqüências. Eu realmente aprecio o pouco tempo que trabalhamos juntos, visitando minha casa, no Brooklyn, abraçando e beijando a minha filha recém-nascida Satchel, como se fosse sua própria filha, a nossa fantástica viagem ao Brasil para filmar o vídeo de "THEY DON'T CARE ABOUT US"... Lamento nunca ter conseguido te contar que o nosso vídeo foi diretamente responsável pela concepcção e realização do grande filme CIDADE DE DEUS. Michael, sua vida tocou pessoas de todo o mundo que você nunca vai saber. Michael, eu sou um ano mais velho que você, nós crescemos juntos. Eu tive meu blackpower apenas como você. Eu queria ser como você. Queria que as meninas legais acissem em cima de mim do jeito que caiam em cima de você (as meninas não estavam indo para ele. Elas preferem olhar docemente suas fotos coladas por todo seu quarto.) Nessa idade eu não tinha noção de o que eu queria fazer na minha vida. Você me fez ver as possibilidades, embora eu não pudesse cantar ou dançar um pouco apesar de vir de uma família musical. Você, Jermaine, Tito, Jackie e Marlon nos mostraram o caminho. Vocês eram jovens rapazes negros como nós. Para nós foi um novo dia, um novo mundo e cabe a nós fazer mais do mesmo. No fim Michael, você pagou a conta desse caminho, muito cedo, mas enquanto você andou nesta terra na sua forma física, você a mudou. Você mudou o mundo, mudou o jogo para sempre.

Que você possa descansar eternamente em paz.

Amor,

Spike Lee

P.S. O Broklyn te ama!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

• Comentários maldosos não serão aceitos
• Só comente se realmente tiver algo interessante a dizer.
• Keep Moonwalking and Keep Michaeling all