Ma ma se ma ma sa ma ma coo sa


Quem nunca se perguntou o que isso queria dizer ? O Michael era bastante enigmático, nós sabemos. Wanna Be Starting Somethin’ , Single do álbum Thriller é bastante ritmada e contagiante.
Mas voltando ao que interessa. O ma ma se ma ma as ma ma coo as pode ser palavras sem sentido, mas a história por trás dessas palavras é extremamente fascinante, originários da língua camaronesa Duala.
Duala é falado em Douala, maior cidade de Camarões, que tem sido um celeiro Musical.Desde 1960, a músic pop camaronês tem sido dominada por um estilo rítmico da música e da dança a partir do Douala, conhecido como makossa.
A palavra Makossa muitas vezes é camuflada como “dance”(como no presente artigo pela lingüista camaronesa). A entrada da palavra  makossa no Dicionário de Inglês Oxford explica ainda que makossa é derivada de kosa , para descascar ou retirar a pele (uma fruta ou vegetal), o nome refere-se à torção e movimentos de agitação do dançarino.   
Makossa teve o grande momento em 1973, quando Manu Dibango de " Soul Makossa "se tornou um sucesso internacional. As origens da canção eram pouco auspiciosas: Dibango originalmente escreveu a canção como lado B de "Mouvement Ewondo", uma canção de louvor ou "hino" para a equipe de futebol dos Camarões, por ocasião dos 1972 Jogos da Copa, realizada em Yaoundé, capital de Camarões. Eis como descreve Dibango   a música em sua autobiografia, três quilos de café :
De um lado, dos 45 que eu gravei o hino, por outro lado que eu gravei "Soul Makossa", escrito usando um ritmo makossa tradicional com um pouco de alma jogados dentro No meu bairro Douala, na casa dos meus pais, eu ensaiei esta segunda parte . A casa não tinha ar condicionado e as janelas estavam abertas. Todas as crianças se reuniram ao redor. Ouvindo-me ensaiar, caíram sobre o riso. Inacreditável – com que eu tinha inventado aquela mescla? Makossa!, pobres realmente recebeu um golpe. Meu pai ficou surpreso: "Você não consegue pronunciar makossa como todos os outros. Você gagueja? Mamako mamasa. Você acha que eles vão aceitar isso em Yaoundé? " O comitê organizador da Copa reagiram da mesma maneira. A marcha de um lado, eles acharam  "impecável". Mas o outro lado ... "Realmente, Manu ficou louco. O que ele  tem pra gaguejar assim?"

"Mouvement Ewondo" foi um flop, mas "Soul Makossa" encontrou seu caminho de Nova York, onde se transformou em um hit mundial. Após a alta rotação nas populares de Nova Iorque ,WBLS estação de rádio negra,o obscuro single camaronês  tornou-se um produto quente. Desde o single original foi tão fácil de encontrar covers que preencheram o vazio (como um presente do Lafayette Afro Rock Band). O que abrangeu  a música do Dibango e todos imitavam as suas sílabas gagas que divertidamente desconfigurava a palavra makossa .

A canção é creditada com a ajuda de artistas de NY, tanto a original quanto versões covers viajaram curta e longamente ao conhecimento das nações. É claramente teve um efeito sobre os jovens a versão de Michael quando ele estava escrevendo a música, uma vez que a quebra no final de WBSS,  incorpora uma variação de Dibango, suprimindo uma sílaba e alterando outras duas:

Dibango: ko ma ma, ma ma sa ma ma ko ko sa
Michael: ma ma se, ma ma sa, ma sa ma ku sa

Michael, aparentemente, alegou que sua versão foi suaíli, mas acabou por reconhecer sua dívida para com Dibango e elaborou um acordo de compensação em um acordo fora dos tribunais. Em 2007, quando a cantora de R & B Rihanna lançou a música "Please Don't Stop The Music" da linha de amostragem de "Wanna Be Startin 'Somethin'", Rihanna obteve permissão de Michael, mas não do Dibango. Em resposta, Dibango processou tanto Rihanna quanto Michael no início de 2009, buscando € 500.000 em indenizações.

Um comentário:

  1. oi gostaria que visitasse meu blog,que também é do michael jackson.já estou seguindo seu blog!
    www.giovanamj.blogspot.com

    ResponderExcluir

• Comentários maldosos não serão aceitos
• Só comente se realmente tiver algo interessante a dizer.
• Keep Moonwalking and Keep Michaeling all